Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.


Leões do Parque. Torcida estilo Barra Brava do S.C. São Paulo de Rio Grande
 
PortalInícioGaleriaProcurarÚltimas imagensRegistarEntrar

 

 Historia

Ir para baixo 
AutorMensagem
Rodrigo Tavares
Gandula
Gandula
Rodrigo Tavares


Masculino
Número de Mensagens : 32
Localização : Rio Grande
Você é Sócio do São Paulo? : SIM
Data de inscrição : 30/11/2008

Historia Empty
MensagemAssunto: Historia   Historia Icon_minitimeSeg Dez 01, 2008 12:58 pm

Barra Brava
Barra brava é um tipo de movimento de torcedores de esportes muito popular na América Latina, conhecida por incentivar suas equipes com cantos intermináveis e fogos de artifício. Costumam localizar-se em setores mais baratos das arenas esportivas, acompanhando as partidas sempre de pé. Contudo, são responsáveis por muitos atos de violência dentro e fora dos estádios.




Origem

Se tem notícia do primeiro confronto violento entre torcedores ocorreu em uma partida entre a Argentina e o Uruguai em 16 de julho de 1916 no estádio do Gimnásia y Esgrima de Buenos Aires. Foram vendidas 40 mil entradas para o jogo, sendo que o local só poderia receber a metade. Como resultado, parte do estádio acabou sendo incendiado[1].

Curiosamente, o primeiro jogo entre Boca Juniors e River Plate, disputado em 20 de setembro de 1931 também terminou com distúrbios. Três jogadores do River foram expulsos e se negaram a sair de campo, logo, a torcida revoltou-se e iniciou uma batalha contra a boquense.

Em 14 de maio de 1939, no estádio de Lanús, a violência teve suas primeiras vítimas fatais. Em um jogo da quarta divisão entre o Boca e o time da casa, após uma falta cometida por um jogador do Lanús, os futebolistas começaram a se enfrentar, sendo ajudados pelo público. Ao ver isso, a torcida do Boca tentaram durrabar o alambrado e invadir o relvado, mas foram impedidos pelo policial Luis Estrella, que disparou um tiro à arquibancada, acertando e matando dois espectadores, Luis López e Oscar Munitoli, menor de 9 anos.

Estes casos isolados tornaram-se mais sérios no final da década de 1950, mais precisamente em 1958, com a assassinato de Alberto Mario Linker[1], torcedor do River Plate, quando a sociedade argentina tomou ciência da existência de grupos organizados bastante semelhantes das barra bravas atuais, que controlavam todos os aspectos de ligados a uma partida de futebol. Anteriormente, quando uma equipe jogava como visitante, a mesma era pressionada pela torcida local. Com o propósito de responder a esta pressão, as Barra Bravas nasciam, tendo como caráter moralizados o uso da violência[2]. Pouco a pouco, cada time ia recebendo a sua própria Barra.

Logo, os dirigentes dos clubes começaram a financiar estes movimentos, pagando suas entradas no eventos e as viagens realizadas. O acesso a este benefício dependia da hierarquia dentro de cada barra. Para tanto, era necessário ser violento, o que aumentou os índices de mortes[1]. Entre 1924 e 1957, só haviam registros de 12 mortes a partir da violência do futebol na argentina[2].
Ir para o topo Ir para baixo
https://leoesdoparque.forumeiros.com
Rodrigo Tavares
Gandula
Gandula
Rodrigo Tavares


Masculino
Número de Mensagens : 32
Localização : Rio Grande
Você é Sócio do São Paulo? : SIM
Data de inscrição : 30/11/2008

Historia Empty
MensagemAssunto: Re: Historia   Historia Icon_minitimeSeg Dez 01, 2008 1:04 pm

Materiais

Dentro os materiais utilizados pelas barra bravas encontram-se:

Bandeiras
Fogos de artifício
Sinalizadores
Piscas
Chuva de Prata
Fumaças
Bobinas
Papel Picado
Guarda-chuvas
Balões
Trapos (ou panos) - que trazem mensagens de apoio, alusão à história ou localidades
Barras (ou faixas) verticais e, em alguns casos horizontais

Instrumentos

Para gerar um som alto e empolgante, as Barra Bravas precisam de instrumentos musicais, que variam de grupo para grupo, mas freqüentemente usam alguns como estes:

Bumbos
Caixas
Murgas
Trompetes
Apitos
Pratos
Ir para o topo Ir para baixo
https://leoesdoparque.forumeiros.com
 
Historia
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
 :: Sobre Barras Brava :: História das Barras Brava-
Ir para: